Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Conservação de peças artesanais.

Há dias quero escrever sobre esse assunto: conservação de peças artesanais.

Tenho ouvido muitas perguntas do tipo "posso lavar na máquina?" ou "esse tecido mancha?".
Pois bem, antes de adquirir uma peça artesanal (nesse caso, falo pelas minhas costuras) você precisa saber que:
- deverá lavá-la à mão;
- lavá-la sempre com água fria;
- não deixá-la de molho e (principalmente)
- nunca usar alvejante à base de cloro.

Uma peça artesanal é delicada, quase sempre é feita à mão e merece cuidados também delicados.
Dói quando vejo uma peça manchada de alvejante ou saindo da máquina de lavar.

Falo agora não só por mim, mas acredito que por todos os artesãos: uma pessoa faz artesanato não para ganhar dinheiro, mas porque gosta. Porque tem facilidade com trabalhos manuais, estuda, faz cursos, dedica-se. Cada peça que produz é única e, portanto, deve ser bem cuidada, permanecendo bonita muito mais tempo.

Depois do desabafo mostrarei meus últimos trabalhos (capas de botijão de água e dois modelos de porta escova de dente para levar na bolsa).




Feliz quarta-feira!

4 comentários:

  1. Oi Gi!
    O cuidado é super importante mesmo.
    Nos meus oratórios eU envio uma tag sobre como conservar o produto.
    Acho que no caso do tecido, muitas vezes é o hábito de lavar tudo na máquina, sem perceber que é uma peça diferenciada...

    Lindas as capas com corujas e poás :)
    Os kits também, adorei as caveirinhas!

    bjs, ótima noite!

    ResponderExcluir
  2. oie... valeu pelas dicas!!!!
    amei...
    vou ter esses cuidados...
    tem sorteio http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/

    beijos beijos

    ResponderExcluir
  3. OLÁ AMIGA QUANTO TEMPO VIM AGRADECER E RETRIBUIR O CARINHO NOSSA QUE AULA VC DEU EM, GOSTEI E OS SEUS TRABALHOS ESTÃO LINDOS PARABÉNS. BJS

    ResponderExcluir
  4. Gi,essas capas de água,são maravilhosas!EU A-D-O-R-E-I!!mUITO OBRIGADA POR TODAS AS DICAS!Bjinhos em seu coraçaõ!

    ResponderExcluir

Adoro um bate papo..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...